Tudo Sobre VWAP: O Que é, Como Usar e Estratégias

Tudo Sobre VWAP: O Que é, Como Usar e Estratégias

Você quer saber o que e VWAP e como usar este indicador no seu operacional?

Neste artigo vamos te explicar o que é VWAP, como funciona este importante indicador e como utiliza-lo nas suas estratégias de day trade.

O Que é VWAP

VWAP é uma abreviação de Volume Weighted Average Price que significa Preço Médio Ponderado por Volume, traduzindo para o português.

Então, trata-se de uma média dos preços negociados num determinado período, ponderada pelo volume negociado nestes preços.

Esta média pode ser aplicada nos gráficos, como um indicador, parecido como é feito como uma média movel.

Fórmula da VWAP

Bem, caso você se interesse ou tenha uma aptidão maior para cálculos matemáticos…

Veja aqui como é feito o cálculo do VWAP:

PVWAP = ∑xPxQx ÷ ∑x Qx

Onde:

PVWAP = preço médio ponderado pelo volume

Px = preço negociado de x

Qx = quantidade negociada de x

Indicador dos Grandes Players

Por ser uma media baseada em todos preços e volumes negociados no mercado em determinada “janela de negociação”, ela NÃO varia em função dos “tempos gráficos”!

Sendo assim, se você configurar seu gráfico em 5 min, ou 15 minutos, o preço indicado pela VWAP será o mesmo, pois seu cálculo é feito em relação aos negócios, e não abertura e fechamento dos candles.

Podemos dizer que esta é uma média móvel que faz sentido com o funcionamento real dos mercados e,  para se ter uma ideia da sua importância, o valor da VWAP do dia é, por exemplo, usado como um Benchmark para avaliação da eficiência de execução (compra ou venda) de grandes volumes de um ativo por parte de clientes institucionais.

Teoricamente, a compra de um lote com o preço médio abaixo da VWAP é uma boa compra e a venda com o preço médio acima da VWAP é uma boa venda.

Como Usar a VWAP

A VWAP pode ser usada tanto para operar contratos futuros (mini indice, dolar por ex), quanto ações (Petr4 por ex).

Hoje em dia, praticamente todas as plataformas, tais como o profitchart, TRYD e até MT5,  possuem este indicador nas suas versões básicas.

Utiliza-se a VWAP geralmente nos períodos mensal, semanal e intraday.

Estratégias Com VWAP

Exstem basicamente duas estratégias básicas para a incorporação da VWAP no day trading.

#1 – Afastamento

Quando os preços se afastam de forma atípica do preço médio do mercado, representado pela VWAP, isto pode ser uma indicação de “sobre-compra” ou “sobre-venda”, sugerindo um trade de retorno à média.

#1 – Pullback

Em dias de forte tendência, a VWAP costuma se comportar como uma região de pullback e um retorno à VWAP pode ser uma boa oportunidade de entrada à favor da retomada desta tendência.

Operando Com VWAP

Sabemos que este assunto poderia facilmente se estender para um curso específico, só de estratégias e setups de VWAP.

Este indicador é um dos indicadores mais utilizados por traders profissionais e não há como esgotar este tema num unico artigo.

Por isso, para um melhor e mais profundo entendimento destas estratégias e da leitura da VWAP para o day trade, deixamos este vídeo de nosso canal no youtube.

Assista a aula abaixo e aprenda ainda mais como interpretar a vwap e suas estratégias no day trade.

Esperamos, sinceramente, que este artigo tenha respondido suas dúvidas iniciais sobre VWAP e tenha te estimulado à aprender mais e continuar em sua jurnada rumo à consistência no day trade.

Esta é a missão da Day Trader Pro.

Até a próxima,

Bons Estudos e Bons trades!

Rafael Iasi

Rafael Iasi é o idealizador do site Day Trader Pro. Atua no mercado como day trader independente desde 2013 e é um dos pioneiros na difusão da moderna analise de fluxo de ordens no Brasil. Desde meados de 2015 vem colaborando, através de artigos, vídeos e cursos, na formação de milhares de outros day traders que acompanham o site, canal do youtube e mídias sociais da Day Trader Pro.
Fechar Menu