Prop Trading: Entenda Tudo Sobre Mesa Proprietaria

Prop Trading: Entenda Tudo Sobre Mesa Proprietaria

Prop Trading ou Proprietary Trading é quando uma mesa proprietária de operações de uma instituição financeira, corretora de valores, banco de investimento, fundos e etc, usa o capital da empresa para realizar negócios a fim de se obter lucro para a própria empresa. Estes negócios são, geralmente, de natureza especulativa, e são feitos a partir da variedade de ativos e derivativos disponíveis para o trader.

Sendo novo no mercado ou até com alguma experiência, é capaz de já ter ouvido falar de Prop Trading ou Mesa Proprietaria. Como ocorre a Mesa Proprietaria Brasil?

Primeiro, vamos entender o que significa. O nome proprietary trading firm significa, em inglês, “empresa de trading proprietária”.

O Que Faz Uma Prop Trading

Uma prop trading (daqui pra frente vamos escrever somente “prop”) é uma empresa que atua no mercado financeiro com traders da mesma forma que qualquer outro trader de varejo.

A diferença é que esses traders não negociam com seu dinheiro, mas, sim, com o dinheiro da prop.

Assim, a prop fornece para o trader educação financeira, infraestrutura e capital.

O que a mesa proprietaria ganha com isso

Em troca deste investimento feito no trader, a prop fica com uma parte de seus lucros (não existe almoço grátis, certo?).

Vantagens de Se Operar Por Uma Mesa Proprietaria

O trader que operar por uma prop tem diversas vantagens:

  • Contato contínuo com outros traders: todo trader já deve ter buscado um grupo no WhatsApp, Facebook ou onde for para trocar experiências no trading. Acaba que, muitas vezes, são experiências frustrantes regadas a pessoas querendo inflar o próprio ego. Numa mesa proprietária o trader terá contato, todos os dias, com outros traders reais, podendo acompanhar seus trades e aprender com eles.
  • Capital da prop: sabemos que operar é caro. Mesmo quem opera futuros, que é um mercado extremamente alavancado, sabe que operar sai caro. Quem opera pela prop não precisa ter tanto capital assim, aliás, capital nenhum, já que vai operar o capital da empresa.
  • Infraestrutura: se você ainda está na 3ª geração de um i5 da Intel sabe do que eu estou falando (meu notebook é assim): abrir a plataforma e esperar “pegar no tranco” é um saco! Fora o risco de um travamento da máquina no meio da operação. Ora, se operar por uma prop não precisará se preocupar com isso, eles fornecerão sua máquina. Além do que, é claro, terá acesso às melhores plataformas do mercado, pode dizer adeus ao Home Broker.
  • Treinamento: muitas props investem na educação continuada de seus traders. É do total interessa da empresa que seus traders se mantenham atualizados, afinal, as empresas ganham com o ganho deles.
  • Ambiente profissional: nada contra operar em casa. Eu mesmo opero do meu escritório, mas, não é o melhor ambiente. Clientes ligam, funcionários perguntam coisas, enfim, a vida acontece em volta e tudo te distrai do que importa. Operar num ambiente de traders é diferente, é foco no trade todo instante.
  • Custos: o trader que opera pela prop tem custos menores que um trader comum. Existem props que não cobram corretagem do trader, o que é uma grande vantagem.
  • Mercados diferentes: por falta de capital, muitas vezes, o trader fica restrito a um mercado só. Há props que oferecem, além do mercado brasileiro, a possibilidade de se operar Forex no mercado estrangeiro.

Como Funciona uma Mesa Proprietaria Brasil

No Brasil uma prop funciona como lá fora, não tem mistério.

O trader que desejar entrar para a prop vai precisar passar por um teste, claro.

O trader é dado um objetivo ‘x’ a ser alcançado em um tempo ‘y’ em uma conta de simulador.

Quando e se atingir o objetivo, tá dentro.

Algumas ainda exigem um certo tempo de treinamento no simulado antes de ir pra conta real, o que pode ser uma boa ideia.

Entretanto, não há uma regra, cada prop tem seu método.

Vale dizer que não é tudo mil maravilhas e só. O trader tem objetivos, metas. Um trader que não for consistente é tirado do game.

Assim como nós, traders de varejo, o trader de prop tem metas, limite diário de stop, etc.

Existe toda uma gestão de risco e performance em torno da profissão.

Como Escolher Uma Mesa Proprietaria

Da mesma forma que quando escolhemos uma corretora para day trade observamos a idoneidade, estabilidade e confiabilidade da mesma o aspirante a trader de prop tem que fazer o mesmo.

Pesquisar nunca fez mal a ninguém. Quando for procurar pela sua prop busque a opinião das pessoas sobre a mesma, com a internet e as redes sociais ninguém e nenhuma empresa mais é capaz de se esconder (pelo menos não por muito tempo).

Formalidades

Outra coisa legal das props é a falta de formalidade no quesito “estou indo para o meu emprego”.

O trader não tem que bater cartão e não precisa estar no escritório todo dia.

Na verdade, nem precisa estar fisicamente presente no escritório da prop. Você pode operar de Israel numa prop brasileira.

Pode, também, operar do Brasil numa prop dos EUA. Essa liberdade não tem preço!

Desde que o trader mostre resultado, está tudo “nos conformes”.

O nome disso: meritocracia.

Competição Interna

prop trading
Business photo created by freepik – www.freepik.com

Diferente de muitos empregos mais ordinários, os traders não tentam sabotar nem atrapalhar o desempenho do colega.

Para falar a verdade, a comunidade de traders é bem amigável.

Mesmo os de ego inflado tentam ajudar, sem dúvida.

Assim, ao invés de competição interna nas props há cooperação interna, o que deixa o ambiente muito mais gostoso para se operar.

Há muito o que se aprender com as bagagens pessoais e profissionais de cada trader na sala.

Prejuízos

mesa proprietaria brasil
Business photo created by yanalya – www.freepik.com

As perdas acontecem e fazem parte da vida de qualquer trader, desde o iniciante ao profissional.

Cada prop tem sua política, claro, mas, desde que o prejuízo não seja uma constante o trader continuará na mesa.

A empresa absorve esse prejuízo, afinal, o capital é dela. Porém, se o trader não se mostrar consistente com seus lucros, claro que não ficará na prop.

Esse é um negócio para trazer dinheiro, e não tirar.

Conclusão

Independente do seu nível no trading as mesas proprietárias são uma grande vantagem na vida do trader.

Oferecem todo suporte necessário para o desenvolvimento do trader.

Se você procura um ambiente profissional para seu crescimento na profissão, com certeza as props são uma ótima opção para você.

Comentários, dúvidas ou sugestões entre em contato conosco!

Abraços e bons negócios!

Guilherme Farina

Guilherme Farina foi aluno da Formação Day Trader Pro e hoje faz parte da equipe DTP. É formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e pós-graduado em Economia pela FGV-SP. Empresário desde 2009 e investidor no mercado financeiro desde 2005, iniciou sua carreira como day trader em 2017.

Deixe uma resposta

Fechar Menu