Tape Reading: O Que é, Como Funciona e Como Operar

Tape Reading: O Que é, Como Funciona e Como Operar

Se você quer aprender tudo sobre Tape Reading, chegou ao lugar certo

Neste artigo você terá uma visão completa sobre o que é tape reading, como o tape reading funciona, como aprender tape reading, sua relação com a moderna análise de fluxo de ordens e muito mais…

Somo especialistas na leitura de fluxo e temos o orgulho de dizer que também somos um dos pioneiros na divulgação do tape reading e fluxo de ordens no Brasil

Se ainda não conhece, dá uma olhada no nosso canal no youtube depois, ok?

Então, vamos aos estudos!

Pra te ajudar criamos abaixo, um indice de links, caso você queira pular para algum assunto específico.

Vamos começar?

O Que é Tape Reading

Tape Reading é, numa tradução literal,  leitura da fita.

Nesta foto em destaque a cima a você pode ver os traders da época (em torno de 1920)  lendo uma fita de papel saindo de um tipo de telégrafo que era instalado nos seus escritórios.

Este equipamento era o chamado  “Ticker Tape Machine”.

Esta maquina que transmitia as informações das negociações que eram executadas nas Bolsa de valores.

Essas informações eram apenas : o código da acão, a quantidade negociada, uma seta indicando se o preço negociado estava acima ou abaixo do fechamento anterior.

Dependendo da máquina tambem aparecia na fita e a variação em porcentagem relacionada também ao fechamento do dia anterior.

A titulo de curiosidade, estas máquinas ( Ticker Tape Machines) possuíam de 15 a 20 minutos de atraso!

E foi apenas a partir de 1966 que as informações das negociações da NYSE ( bolsa de ações de Nova York) passaram a ser transmitidas em “tempo real” para os traders.

A leitura da fita era executada pelos day traders  da época, no intuito de acompanhar os movimentos do mercado e se posicionar de forma à obter seus lucros nas operações.

O mais antigo, melhor e mais detalhado livro já escrito sobre o tape reading é o livro de Richad D. Wyckoff , chamado Studies in Tape Reading.

Para quem se interessa pela forma como estes traders da época trabalhavam e faziam esta leitura de mercado, aconselhamos a leitura.

Você pode baixar gratuitamente o 1º Capítuo, totalmente traduzido para o português AQUI

Tape Reading nos dias atuais

Hoje em dia ainda é usado o termo Tape Reading quando nos referimos às atuais técnicas de Análise de fluxo de ordens.

Porém,  A “leitura da fita” é feita através de softwares que estão conectados aos mercados financeiros em tempo real e diversas outras ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar o trader a ler o mercado e tomar suas decisões.

As três ferramentas fundamentais utilizadas por quem faz o tape reading atualmente são: o Histórico de Negócios, o Livro de Ofertas e o Volume Profile.

Vamos falar um pouco sobre cada uma delas:

Histórico de Negócios

O Histórico de Negócios é a ferramenta de leitura do mercado que mais se assemelha à fita que era lida pelos tape readers.

Trata-se de uma tela, organizada em forma de tabela, onde são listadas todas as negociações que estão ocorrendo em um determinado ativo.

Este histórico das negociações  mostram as informações  tais como, preço, tamanho do lote negociado, data e hora, e a corretora por onde houve o envio da ordem.

Ele revela as negociações fechadas, mostrando a agressão e consumo da liquidez.

Livro de Ofertas

No livro de ofertas  é possível observar as ordens limitadas, que ficam passivas aguardando execução e provém a liquidez do mercado.

Esta ferramenta sim, pode ser associada como uma forma eletronica de apregoar as ordens e substitui as ordens que eram gritadas na antiga roda.

Volume Profile

Volume Profile  é uma das principais ferramentas utilizadas para leitura e análise do mercado e também é conhecido como Volume at Price.

Em sua forma mais básica, esta ferramenta apresenta o volume negociado em cada preço, num determinado período. Este volume é exibido em forma de histograma e também pode ser plotado diretamente no gráfico.

Como se Aprende Tape Reading

A Leitura do fluxo, ou tape reading, é uma habilidade que se desenvolve de forma empírica e possui um caráter basicamente discricionário.

Isto é, não é algo que se aprende apenas lendo livros.

Mas você pode estar se perguntando:

O que olhar?

como ler este mercado e identificar uma oportunidade através destas ferramentas?

Tape Reading na Prática

Bem, primeiramente é possível perceber a quantidade e qualidade das ordens que estão chegando no mercado, bem como sua cadência, através do histórico de negócios.

É neste histórico que vemos o que realmente está acontecendo, os negócios executados e podemos identificar a ação dos “big players” que movem o mercado.

No livro de ofertas  é possível observar a intenção destes players, através das ordens que ficam passivas aguardando execução.

Porém, muitas vezes, o que realmente observamos é uma  espécie de teatro, repleto de blefes e intenções disfarçadas através das ordens que ficam expostas e são canceladas.

No Volume Profile  buscamos delimitar regiões de acumulação , absorção e pontos importantes de rompimento.

Existem alguns conceitos teóricos usados que são fundamentais para a interpretação do que o trader está vendo na tela.

Os conceitos de agressão (tomou bateu), absorção, acumulação etc são os conceitos básicos, mas não se deve ficar preso apenas à eles.

O mais importante é que todo tape reader deve desenvolver um conhecimento profundo de como o mercado funciona, quais são os fatores que realmente impactam a movimentação dos preços vista na tela.

E, a partir deste conhecimento, buscar vivenciar o tape reading na prática, observando o mercado em tempo real e ir se acostumando com sua dinâmica.

Aprende-se com a experiência de outros traders também, porém demanda bastante interesse e perseverança por parte do trader para que tal habilidade e conhecimento se tornem efetivos e se traduzam numa técnica eficiente na identificação de oportunidades no mercado.

day trader experiente consegue, através desta leitura chamada tape reading ou leitura de fluxo, identificar diversas oportunidades durante o dia, para fazer trades curtos e com alta probabilidade de acerto, bem como se posicionar com maior precisão em trades mais longos.

Quando isto acontece podemos dizer que o trader encontrou uma das formas mais assertivas e comprovadas de se fazer dinheiro consistentemente no mercado.

Rafael Iasi

Rafael Iasi é o idealizador do site Day Trader Pro. Atua no mercado como day trader independente desde 2013 e é um dos pioneiros na difusão da moderna analise de fluxo de ordens no Brasil. Desde meados de 2015 vem colaborando, através de artigos, vídeos e cursos, na formação de milhares de outros day traders que acompanham o site, canal do youtube e mídias sociais da Day Trader Pro.
Fechar Menu