Scalping – Aprenda e Torne-se um Scalper Trader
O scalping é uma estratégia operacional de day trading, executada nos mercados financeiros.
O intuito do Scalping é de lucrar com os movimentos curtos, rápidos e sequenciais (Momentum) que acontecem durante um dia de negociação.
Em sua forma mais original, o scalpertrader busca comprar no bid (melhor oferta de compra) e vender no ask (melhor oferta de venda).
Agindo assim, ele lucra o spread do momento, minimizando ao máximo seu risco.
O Scalpertrader opera através de entradas com alta probabilidade de acerto, vislumbradas principalmente através da leitura e analise do fluxo de ordens ou tape reading.
Vantagens do Scalping
Uma das grandes vantagens do scalping é que existem centenas de boas oportunidades de operações como estas durante o dia.
Sendo assim, um scalpertrader típico pode fazer 10, 15, 30 ou mais operações, num relativo curto espaço de tempo, podendo atingir sua meta sem precisar ficar o dia inteiro operando.
Por serem operações curtas e rápidas, o scalpertrader está sempre gerenciando diretamente sua exposição no mercado financeiro.
Desta forma, muitas vezes ele encerra suas operações com um mínimo de prejuízo ou no chamado 0 x 0.
A Importância da Taxa de Acerto
No scalping, o fator mais importante para a lucratividade é a taxa de acerto, ou win rate.
Scalpers experientes costumam acertar entre 75% a 85% de seus trades e raramente apresentam dias negativos!
Os Desafios do Scalpertrader
Sim, parece o melhor dos mundos, porém…
Lembre-se que a dura realidade dos custos operacionais existe.
Além disso, não é uma tarefa fácil chegar à esse nível elevado de eficiência, ainda mais em um mercado em constante mudanças e invadido por algoritmos e “robôs”.
Mas, saiba, que é muito possível obter estas excelentes lucratividades diárias com o scalping e esta tem sido, ha muitas décadas, a principal estratégia utilizada pelos traders profissionais nas prop firms ao redor do mundo, bem como traders institucionais.