Porque os Traders Perdem Dinheiro – A Verdadeira Razão

Porque os Traders Perdem Dinheiro – A Verdadeira Razão

Então, descobri a verdadeira razão pela qual os traders perdem dinheiro.

Levou-me apenas tantos anos quanto um psicólogo para descobrir isso, mas, ei, ninguém nunca disse que os psicólogos têm o monopólio do “mercado de insights”, certo?

Antes de nos lançarmos à verdadeira razão pela qual os traders perdem dinheiro, vamos recuar e rever um princípio importante:

A sabedoria mais aceita no mundo do trading consiste em núcleos de sabedoria que foram transformados em Grandes Idéias que são totalmente inválidas.

O garoto-propaganda desse fenômeno é a ideia de disciplina.

Trading bem-sucedido requer regras que guiam decisões e ações. O sucesso requer o acompanhamento dessas regras. Dado um conjunto de regras válidas, o melhor trader será aquele que for disciplinado e que negocia com fidelidade a essas regras. Faz sentido.

Mas, uma vez que colocamos a disciplina em uma Grande Ideia e insistimos que a Disciplina é a fonte de todo o sucesso no trading, temos, então, mentores e coaches que discutem incisivamente com traders sobre diários e checklists para monitorar cada minuto de atividade.

Isso, em última análise, serve a dois propósitos: tornar os traders tão conscientes que já não estão mais sintonizados com os padrões de mercado, e, tornar o trading tão rotineiro que os traders tornam-se incapazes de se adaptar às mudanças nas condições do mercado.

Como princípio geral, a disciplina faz sentido. Como uma suposta fórmula para o sucesso no trading, disciplina garante consistência na perda.

O mesmo é verdade para idéias de consciência emocional e atenção plena no trading. Grandes ideias em contexto que, uma vez transformadas em Grandes Princípios, desviam os traders do trabalho real de identificar padrões objetivos que se desenrolam no mercado.

Se um trader troca a aleatoriedade pela autoconsciência, será um observador atento de sua própria morte.

O que nos leva ao tópico em questão.

A Razão Real pela qual os Traders Perdem Dinheiro

Uma dessas pepitas de sabedoria que se torna desproporcional é a ideia de que o sucesso vem de um trading que se adapte à sua personalidade. Certamente há verdade nisso.

Se você é uma pessoa extrovertida, suas ideias provavelmente se beneficiarão ao conversar com participantes experientes do mercado. Se você é introvertido, é mais provável que você se beneficie da reflexão e análise.

Levado ao nível do Grande Princípio, no entanto, a ideia de que o sucesso virá da expressão de sua personalidade nos mercados se torna algo como ‘tudo vale’, ‘faça o que quiser’ como justificativa para uma tomada de decisão deficiente.

Porque essa é a verdadeira razão pela qual traders perdem dinheiro: eles ESTÃO fazendo trading com suas personalidades.

Mostre-me um trader perdedor e eu mostrarei a você alguém agindo de acordo com sua personalidade em assumir riscos.

Considere exemplos tirados dos traços de personalidade dos “cinco grandes”:

  • O trader que não tem conscienciosidade na sua vida pessoal não consegue atingir consistência no trading. O trader que é excessivamente consciencioso não consegue inovar quando as condições do mercado mudam.
  • O trader que não tem estabilidade emocional em sua vida faz trading de forma impulsiva e emocional. O trader que é altamente emocionalmente estável tem dificuldade em assumir o risco adequado por medo de perturbar o seu emocional.
  •  O trader que é altamente introvertido ou extrovertido permite que estímulos internos ou externos interfiram na tomada de decisões.
  • O trader que é altamente aberto à experiências se torna tão enamorado de novas idéias que seu trading se torna distorcido pelo mais recente brinquedo. O trader que não tem abertura para experimentar encontra uma maneira de ganhar dinheiro e não pode fazer mais nada, mesmo depois dessa maneira perder sua vantagem.
  •  O trader que é muito simpático tem dificuldade em sintonizar as pessoas e se distrai facilmente pelo ruído. O trader que carece de simpatia afasta os próprios colegas que poderiam ajudar na sua negociação.

Em outras palavras, os traders perdem dinheiro PORQUE estão negociando suas personalidades.

Cada traço de personalidade traz potenciais ativos e passivos para negociação.

Às vezes, nossas personalidades representam sérios desafios para o sucesso no trading. Todo recurso de personalidade, quando super utilizado, traz seu próprio conjunto de problemas.

Há apenas uma fonte de ganhar dinheiro nos mercados, e isso é identificar padrões recorrentes no comportamento do mercado e explorá-los de uma maneira que proporcione uma recompensa sólida em relação ao risco.

Organizamos e atenuamos vários traços de personalidade para identificar e explorar esses padrões. O sucesso vem não de ceder às nossas personalidades, mas, de saber quais traços usar e quais trabalhar. Isso é chamado de sabedoria.

No meu próximo post, apresentarei um exemplo pessoal de sucesso no trading que veio, não da minha personalidade, mas, da canalização adequada da mesma.

Brett Steenbarger

Brett Steenbarger trabalha como coach de performance para gestores de carteiras de hedge funds e traders e é autor de The Psychology of Trading (Wiley, 2003), Enhancing Trader Performance (Wiley, 2006), The Daily Trading Coach (Wiley, 2009), e Trading Psychology 2.0 (Wiley, 2015). Escreve diariamente em seu famoso blog traderfeed.blogspot.com, onde aborda a psicologia no trading e nos mercados, enfatizando a aplicação em psicologia e finanças comportamentais.
Fechar Menu