Mini Índice – O Que É e Como Funciona o WIN
O mini índice Bovespa ou simplesmente mini índice é um contrato futuro utilizado para negociar as pontuações futuras do Índice Bovespa (IBOV).
Na verdade, o mini índice Bovespa e índice Bovespa realizam o mesmo movimento. Portanto podem até ser considerados equivalentes no momento de realizar as análises técnicas.
O que é Índice Bovespa (IBOV)?
Abreviado como IBOV e conhecido também como Índice Cheio, este é um índice que demonstra uma média dos resultados das empresas mais negociadas na Bolsa.
Por que o mini índice foi criado se acompanha o movimento do IBOV?
Diferentemente do IBOV, o mini índice é negociado por valores bem pequenos, possibilitando ao pequeno investidor a oportunidade de negociar o conjunto das ações das maiores empresas do país a partir de uma escala financeira menor.
Como operar o mini índice
A variação mínima do Índice Bovespa é de 1 tick, o que equivale a 5 pontos. Portanto, 2 ticks é o mesmo que 10 pontos.
O mini índice corresponde a 20% do Índice Bovespa. E por este motivo a variação de 1 tick ou 5 pontos equivale a R$ 1,00 por mini contrato de índice.
Vamos imaginar que o Índice Bovespa esteja cotado em 103.500 pontos.
Vamos supor também que foram divulgadas algumas notícias, as quais geraram uma grande volatilidade durante o dia de negociação, e o índice tenha alcançado 130.510 pontos.
Isso significa que o índice subiu 2 ticks ou 10 pontos, o que equivale a R$ 2,00 por mini contrato.
Com quantos mini contratos de índice posso começar a operar?
No mini índice você pode começar com 1 mini contrato.
É importante salientar que os ganhos e as perdas são proporcionais ao número de mini contratos que estiver operando, e à volatilidade do ativo.
Abaixo segue uma equação para facilitar o entendimento:
Código do mini índice
Assim como qualquer ativo da Bolsa de Valores, é preciso conhecer o código do mini índice para negociá-lo no Home Broker da corretora ou na plataforma que estiver utilizando.
Nos próximos parágrafos isso ficará bem claro para você.
A composição do código é a seguinte:

Você pode estar se perguntando:
Ok, entendi a estrutura do código do mini índice, mas como defino o mês de vencimento e o ano?
Ótima pergunta. Vamos lá!
Normalmente sempre operamos o mini índice com vencimento no mês subsequente ao mês atual.
Como assim?
Se estamos em novembro de 2019, operamos o mini índice com vencimento em dezembro de 2019. Nesse caso, o código seria: WINZ19, onde Z é código referente ao mês de dezembro, conforme Tabela abaixo:

Mas eu não posso operar o mini índice com vencimento mais longo?
Sim, você pode. No entanto, quanto mais longo o vencimento, menor a liquidez, pois o interesse dos investidores está em negociar os contratos mais recentes.
Além disso, como se trata de mercado futuro, a volatilidade é grande, e, portanto, torna muito difícil a identificação de possíveis cenários de alta ou baixa.
Com base nesses fatores, recomendamos a negociação do mini contrato com vencimento mais próximo.