Como Funciona o Fluxo de Ordens no Day Trade

Como Funciona o Fluxo de Ordens no Day Trade

A palavra fluxo quer dizer um movimento fluido e  contínuo de algo que segue um curso. Podemos nos referir, por exemplo, ao fluxo de carros numa estrada ou ao fluxo de pedestres em uma avenida. No caso do mercado financeiro, quando nos referimos ao fluxo das ordens, estamos falando deste fluxo das ordens de compra e venda que chegam no mercado e produzem as negociações.

Diariamente bilhões de dólares são negociados através da compra e venda de ativos nos mercados financeiros ao redor do mundo. Todo este fluxo de dinheiro chega e sai do mercado através das ordens que são enviadas remotamente ( via internet) às bolsas, tais como a Nasdaq ou BM&F Bovespa. Podemos dizer, de forma simplificada, que todas estas ordens se dividem em dois tipos: as ordens limitadas e as ordens a mercado. Cada mercado possui uma dinâmica particular de interação entre estas “duas forças”, de um lado o fluxo das ordens limitadas que ficam passivas e fornecem liquidez e, de outro lado, o fluxo das ordens a mercado que consomem esta liquidez fazendo com que o mercado se movimente. O resultado direto da interação entre estes dois fluxos de ordens é a movimentação dos preços observada nos gráficos!

Como ler o fluxo de ordens

Existem ferramentas e plataformas específicas desenvolvidas especialmente para a observação deste fluxo de ordens. Os traders experientes buscam ler este fluxo de ordens do mercado, através destas ferramentas, buscando identificar oportunidades de lucrar com a movimentação dos preços que ocorre durante um dia de negociação. Esta atividade é chamada de day trading. É possível, por exemplo, perceber a quantidade e qualidade das ordens que estão chegando no mercado, bem como sua cadência, através do histórico de negócios. É neste histórico que os day traders podem ver o que realmente está acontecendo, os negócios executados e, assim, identificar a ação dos “big players” que movem o mercado. No livro de ofertas  é possível observar a intenção destes players, através das ordens que ficam passivas aguardando execução. Porém, muitas vezes, o que realmente se observa é uma  espécie de teatro, repleto de blefes e intenções disfarçadas através das ordens que ficam expostas e são canceladas. Por fim, com o  Volume Profile, busca-se perceber regiões de acumulação , absorção e pontos importantes de rompimento.

Como se aprende a leitura e análise do fluxo de ordens

A Leitura do fluxo de ordens, ou tape reading, é uma habilidade que se desenvolve de forma empírica e possui um caráter basicamente discricionário. O tape reading pode ser aprendido, principalmente através de exemplos e um acompanhamento mais particularizado, porém demanda bastante interesse e perseverança por parte do trader para que tal habilidade e conhecimento se tornem efetivos e se traduzam numa técnica eficiente na identificação de oportunidades no mercado. Quando isto acontece podemos dizer que o trader encontrou uma das formas mais assertivas e comprovadas de se fazer dinheiro consistentemente no mercado.

[elementor-template id=”2303″]

Rafael Iasi

Rafael Iasi é o idealizador do site Day Trader Pro. Atua no mercado como day trader independente desde 2013 e é um dos pioneiros na difusão da moderna analise de fluxo de ordens no Brasil. Desde meados de 2015 vem colaborando, através de artigos, vídeos e cursos, na formação de milhares de outros day traders que acompanham o site, canal do youtube e mídias sociais da Day Trader Pro.

Deixe uma resposta

Fechar Menu