Como Escolher seu Curso de Day Trade

Como Escolher seu Curso de Day Trade

Você já se sentiu perdido diante de tantas ofertas de Curso de Day Trade?

Já se viu tentando escolher, entre inúmeras ofertas, a melhor solução para aprender a operar na bolsa de valores, como trader autônomo? Já recebeu aqueles emails de marketing chatos te oferecendo soluções milagrosoas?

Neste artigo queremos compartilhar contigo, nossa experiência adquirida no ensino de daytrade, dando dicas e sugestões para te ajudar a decidir melhor na hora de escolher o seu curso de day trade.

Os Dilemas do todo Trader iniciante

Podemos fazer uma analogia para demonstrar qual a situação que se encontra quem esta descobrindo o mercado financeiro.

Todo iniciante pode ser comparado à “um turista chegando numa cidade turística” sendo alvejado por uma infinidade de comerciantes de bugigangas e vendedores de quinquilharias, querendo empurrar mercadorias por preços abusivos, se aproveitando desta ingenuidade de quem ainda não conhece onde esta pisando (o mundo do trading).

Sim, existe realmente uma “feira de ilusões” formada em torno da atividade do trading autônomo, e a quantidade de conteúdos educacionais gratuitos e com promessas de facilitar seu caminho neste aprendizado de ganhar dinheiro no mercado é farta! Então, podemos dizer que o grande dilema do trader iniciante é: Como separar e filtrar o que realmente importa?

O Curso de Day Trade e o Trader Super-heroi

Neste processo de descoberta e busca por aperfeiçoamento, e por filtrar tantas informações e técnicas que nos são apresentadas gratuitamente, a grande maioria é levada a decidir por comprar um curso, escolhendo pelo fenômeno psicológico (muito conhecido do marketing digital) de se confiar em uma autoridade reconhecida, muito compreensível para quem está iniciando e ainda “não sabe o que não sabe”.

Então, para forçar este reconhecimento por parte de neófitos, surgem os super traders, que fazem 100k num dia, operam grande no dolar cheio, super bem sucedidos e que conhecem algum conhecimento ou ferramenta especial e que até a pouco era algo restrito à um pequeno círculo, mas que agora você poderá acessar se…Comprar seu Curso!

Bem, você já deve ter presenciado algum tipo de publicidade dessa em redes sociais e email marketing, certo?

Muito provavelmente você já deve ter comprado algum curso desta forma. Não há porque se envergonhar, também já passamos por isso por aqui.

O curioso é que, apesar de tantos cursos sendo vendidos e material educacional gratuito disponível, a proporção dos que falham nesta atividade continua enorme!

Queríamos ter uma boa notícia pra você…

Primeiro, é muito importante que percebamos que obter lucros consistentemente no day trade, como autônomo, não é uma tarefa fácil nem rápida de se conseguir.

Se você entender isso e se programar para uma longa caminhada de estudos, vivências e auto-conhecimento está no caminho certo.

É preciso pensar no sentido de uma formação completa e esta pode durar 2 anos ou muito mais.

Pensando desta forma, você já fica imune à estas influências marqueteiras e consegue tomar sua decisão da forma mais racional e acertada possível.

Sim, queríamos ter a seguinte boa notícia:

“se você fizer o curso X e estudar com disciplina e aplicar o que aprendeu, em 3 meses estará conseguindo largar seu emprego e viver como day trader!”

Infelizmente, nossa experiência tem demonstrado que não é assim que as coisas funcionam nesta carreira.

Os desafios, por ser uma atividade de alta carga emocional devido à lidar com dinheiro e sonhos, extrapolam as questões técnicas da leitura de mercado ou saber simplesmente quando comprar ou vender.

Escolhendo seu Curso de Day Trade

Agora que você já teve um panorama geral deste mercado de Cursos de Day trade e alinhou um pouco suas expectativas, vamos às dicas mais práticas.

Você deve sempre pesar na sua escolha de um Curso de Day Trade, os fatores à seguir:

1- DURAÇÃO

Definitivamente, como largamente exposto acima, não se aprende day trade em um curso de 3 dias, num final de semana. Por mais que se trate de uma técnica específica, sabemos que é preciso muito mais do que este período para se aprender algo nesta área e ainda tirar todas as dúvidas que vão surgir na aplicação e na prática real no dia-a-dia.

2 – SUPORTE DOS PROFESSORES

 Esta questão é muito importante e você deve se perguntar: Terei acesso direto ao meus professores? Poderei conversar e tirar minhas dúvidas? Com qual frequência? Basicamente, a questão de ter um suporte direto com os autores e de forma frequente é crucial e, muitas vezes, pode ser o fator decisivo para sua evolução. Você deve se perguntar como será atendido em suas dúvidas e como poderá contar com um suporte individualizado. Fique atento à curso feitos para turmas grandes, você acha possível realmente ter um bom suporte numa situação dessas?

3 – CONTEÚDO

Neste quesito poderíamos escrever um livro, mas vamos tentar ser o mais direto e francos possível.

Um curso de day trade deve ser completo e abranger, segundo nossa metodologia, os 4 pilares fundamentais que são: Conhecimento profundo do mercado e dos ativos, moderna análise de fluxo de ordens, Psicologia & mindset e Planejamento, analise e Gerenciamento de Performance.

Sugerimos ter uma grande desconfiança de uma publicidade muito apelativa, oferta de ferramentas milagrosas, técnicas Ninja, conhecimentos ocultos e promessas embasadas em resultados exagerados.

4 – EXEMPLOS ATUAIS

O mercado está em constante mudança e é fundamental que você tenha exemplos atualizados e sempre renovados em relação à estas mudanças.

Fique atento a cursos que estão requentando material antigo à anos, pergunte e se informe com outros alunos antigos, se o material possui atualização constante e está de acordo com o cenário atual do mercado.

5 – AUTORIDADE

Busque verificar a profundidade e grau de entendimento demonstrado pelos autores do curso, assistindo seus materiais disponíveis com um certo grau de questionamento. 

Hoje em dia no Brasil as corretoras costumam financiar analistas ( que não são e nem podem ser traders!) em salas de trade ao vivo para entreter e gerar interesse no day trade para seus clientes. Muitos destes analistas adquirem notoriedade devido à esta larga exposição e se aproveitam disso para vender seus cursos.

Podemos dizer que a grande maioria das ofertas disponíveis no mercado está ligada diretamente à este fenômeno. Sabemos que este fenômeno gera um grande apelo de autoridade, porém é preciso se pesar todos os fatores envolvidos.

Não se aprende a ser um day trader completo em salas de corretoras lotadas e muito menos por se fazer um curso com alguém famoso, num final de semana.

6 – AUTENTICIDADE

Vivemos uma era de grande troca de informações online e sugerimos que fique realmente atento se o conteúdo que está sendo vendido é realmente do autor.

Recuse imediatamente material pirateado ou que infrinja direitos autorais.

7 – PREÇO

Por último, juntando todos estes fatores mencionados, você será capaz de perceber se o preço está adequado à entrega ou super inflado por um marketing de autoridade ou puro oportunismo.

Não acreditamos que você deva se endividar e assumir um custo acima do normal para começar ou se aperfeiçoar no day trade. Isto pode gerar uma expectativa muito grande e atrapalhar seu desenvolvimento.

Sabemos que é difícil ter-se um padrão de referência, então pesquise e compare identificando e pesando todos estes fatores citados acima.

Sim, Vale a Pena!

Por fim, queremos afirmar que o day trading é uma atividade que, com esforço aptidão e uma boa orientação pode sim se tornar uma fonte de rendimentos em sua vida, seja de forma principal ou complementar.

Nós da Day Trader Pro confirmamos essa realidade diariamente em nosso dia-a-dia como Traders autônomos e desejamo, sinceramente, que você consiga também confirmar sua consistência como como day trader.

Grande abraço, boa escolha e Bons Trades!

Rafael Iasi

Rafael Iasi é o idealizador do site Day Trader Pro. Atua no mercado como day trader independente desde 2013 e é um dos pioneiros na difusão da moderna analise de fluxo de ordens no Brasil. Desde meados de 2015 vem colaborando, através de artigos, vídeos e cursos, na formação de milhares de outros day traders que acompanham o site, canal do youtube e mídias sociais da Day Trader Pro.
Fechar Menu