Como Escolher seu Computador para Day Trade

Como Escolher seu Computador para Day Trade

Quer saber qual monitor você deve comprar para operar? Que tipo de mouse é melhor? Quantos monitores você precisa?

Este artigo vai te ajudar à escolher seu computador e acessórios para fazer day trade de forma profissional.

Uma boa ferramenta de trabalho é indispensável em qualquer profissão, seja você um pedreiro rebocando uma parede ou um cientista trabalhando para o envio de um satélite ao espaço.

Para nós day traders isto não é diferente, nossas ferramentas precisam ser de boa qualidade e adequadas para a atividade que  desejamos executar.

Mas saiba que, nem sempre o mais caro e  melhor equipamento disponível no mercado é o que precisamos!

Saber escolher o mais adequado, com melhor custo-benefício para cada momento, é nosso maior desafio.

Vamos começar?

Qual Computador Você Precisa para Operar Day Trade 

Com tantas escolhas a fazer como diversas siglas, nomes, marcas e configurações podemos ficar confusos e sem conseguir saber quais as melhores opções.

Mas saiba que, se você está iniciando no trading, não é necessário ter um super computador caríssimo!

Ao longo deste artigo vamos te dar algumas configurações de pc para trader e indicar alguns links pra você pesquisar, ok?

Antes, é importante que você entenda quais são os principais componentes de um computador.

Existem basicamente três grupos:

  1. Placa-mãe (MB)¹, processador (CPU/APU)² e memória RAM.
  2. Disco Rígido (HD)³, unidade de leitura óptica (CD/DVD)4 e fonte de alimentação.
  3. Mouse, teclado, monitor e caixas de som.

No primeiro grupo é onde se forma a base de um bom computador, afinal são os componentes mais caros e que em caso de atualização são os que podem ser mantidos desde que se sigam algumas observações.

A Placa Mãe

 Pode-se dizer que a placa-mãe é como uma central que resolve problemas de espaço, uma vez que une todas as partes do sistema numa só, rede de fios, porque dispõe de caminhos que permitem a troca de informação entre processadores, chips gráficos, memórias, HD´s, periféricos, placas e etc.

Além de permitir o tráfego de informação, a placa-mãe também alimenta alguns periféricos com energia elétrica que recebe da fonte de alimentação resumindo sem ela o computador é apenas um aglomerado de chips e placas independentes.

A placa-mãe não precisa ser offboard (quando não possui placa de vídeo (GPU) integrada).

Atualmente, existem várias placas de vários fabricantes que possuem um vídeo integrado de qualidade semelhante ou até maior do que placas de vídeo top de linha lançadas há 2 ou 3 anos atrás.

Se a ideia for montar um computador para rodar os jogos mais atuais nas definições máximas sem dúvida nenhuma a placa-mãe precisa ser offboard e a placa de vídeo ou as placas de vídeo precisam ser os últimos lançamentos dos maiores fabricantes/montadoras do mercado (AMD “Radeon”, Nvidia “GeForce”).

No entanto, apenas para a atividade de trader uma placa-mãe com chip gráfico integrado é mais que suficiente. As marcas mais conhecidas do mercado são: ASUS, Gigabyte, ASRock, MSI e ECS.

Anote: A escolha de um modelo específico de placa-mãe está diretamente ligado a escolha do fabricante e do slot do processador, basicamente existem placas para processadores Intel e processadores AMD.

O Processador

Como alguns dizem, se a placa-mãe é o corpo de um computador o processador com certeza é o coração.

A escolha de um processador começa com o fabricante. Atualmente no mercado as maiores fabricantes de CPU’s/APU´s são a Intel e a AMD, ambas gigantes em seus ramos e com anos de tradição na fabricação destes componentes.

Basicamente o processador é o local onde são processadas todas as informações que são enviadas dos diferentes periféricos.

Os mais conhecidos e atuais modelos da Intel são os processadores da família Core (Core I3, Core I5 e Core I7 atualmente na sua 6ª geração) e os da AMD família FX (Séries 4000, 6000, 8000 e 9000).

Anote: Apesar de ambas as fabricantes terem lançado recentemente a 6ª geração dos seus processadores, para o uso no dia a dia a 5ª geração desses mesmos modelos já dão conta do recado com folga e com preços muito mais acessíveis. Os processadores AMD custam geralmente à metade do valor dos modelos equivalente da Intel, portanto, a escolha muitas vezes acaba sendo apenas pessoal.

A Memória

 As memórias do tipo SDRAM “Synchronous Dynamic Ramdom Acess Memory” (dinâmica), são responsáveis por guardar os dados temporariamente, ou seja, durante o processamento dos dados, elas são do tipo volátil isto significa que, quando o computador é desligado, elas perdem a informação que estavam guardando.

Atualmente as memórias RAM como são popularmente chamadas mais utilizadas são as DDR3 e DDR4 “Double Data Rate”.

Para não deixarmos as coisas mais complicadas vamos deixar de lado os diferentes clock´s disponíveis,ok?

Uma boa capacidade de memória para se utilizar em um computador gira entre 4 a 8GB, pois menos de 4GB podemos ter problemas para instalar e utilizar com tranquilidade os mais novos e mais conhecidos sistemas operacionais disponíveis (Windows8/8.1 e Windows10) e mais de 8GB provavelmente não serão utilizados mesmo quando vários programas estiverem abertos.

Anote: Na hora de comprar memórias procure comprar sempre que possível dois chips ao invés de um, por exemplo: ao invés de comprar um chip de 4GB comprar dois chips de 2GB, pois além de funcionarem no que chamamos de “Dual Channel” fazendo com que a velocidade final aumente se comparado com apenas um chip “Single Channel” caso tenha problemas como a queima de um o outro pode ser utilizado até a substituição do chip queimado não deixando assim de utilizar o computador durante esse processo.

Sugestões de configuração de Computador para Day Trade

Bom, agora que você já entendeu sobre os componentes de um computador, vamos te passar um exemplo de configuração mínima:

  • Processador INTEL Core i5 ou AMD equivalente
  • Memória DDR3 mínimo de 4gb (de preferência duas de 2gb)
  • Placa mãe marca ASUS ou GigaBite (pode ser on board com no mínimo 1gb de memória de vídeo integrada)
  • Hd de 1TB 7200 rpm serial Ata ou  Hd SSD de 250 GB ( mais rápido!  modelo Samsung SSD 850 EVO ou equivalente)
  • Fonte de alimentação de, no mínimo, 400w real

Não tenho PC, Posso Usar um Notebook?

Esta é uma duvida muito frequente, e a resposta é sim, mas não é o ideal.

Geralmente os notebooks são usados como um “backup” ou uma ferramenta auxiliar.

Caso você só tenha um notebook no momento, é importante que ele possua as configurações similares às descritas para o computador desktop.

Dê preferência aos notebooks estilo “gamers”. Veja aqui uma referência.

Entenda que o tamanho da tela pode ser um fator limitante, pois você não conseguirá acompanhar muitos ativos ou dispor de muitas ferramentas na sua tela de notebook, certo?

Então, isto nos leva à outra questão fundamental para você montar sua trading station:

Qual o tamanho de monitor? quantos monitores eu preciso?

Então, vamos à questão do monitor para trader.

Quantos Monitores Você Precisa Para Operar?

Existem traders que trabalham com 6 monitores e traders que usam apena 1 monitor.

Logo, não existe uma regra definitiva e a lógica é simples:

Quanto mais ativos você acompanha simultaneamente, quanto mais ferramentas você usa em suas análises, mais monitores! Simples assim..

Eu, por exemplo, opero dolar futuro e uso apenas um monitor, mas tenho um segundo monitor para assuntos fora do trading.

Veja como eu organizo minha tela, neste tutorial do canal da Day Trader Pro no Youtube:

Agora existem traders, que operam o mercado de índice futuro, que acompanham diversas ações e gráficos e que precisam mais telas, certo?

Porém, no início você pode começar com apenas uma tela então, e aumentando sua necessidade , adicionar telas complementares.

DICA: Caso você esteja usando um notebook, você poderá alimentar uma segunda tela através da saída HDMI.

O tamanho de monitor pode ser a partir 17 polegadas. Eu uso um de 23 polegadas e outro de 21 polegadas.

A montagem de estações com 3, 4 ou 6 monitores é feita com suportes especiais e você vai precisar de uma placa de vídeo adequada.

Mouses e Teclados

Você deve ter também um cuidado especial como seu mouse e teclado.

A preferência é por mouse e teclado com fio, afinal você não quer perder um trade ou ficar sem conseguir zerar uma posição porque acabou a pilha do mouse, certo?

Além disso, equipamentos com fio possuem menor latência na transmissão dos dados, apesar que esta é uma questão que pode não ser tão impactante, dependendo se seu estilo operacional.

Caso você vá investir, dê preferencia aos mouses do estilo “gamer“, que são os mais usados pelos traders profissionais, veja um exemplo aqui.

Particularmente, não dava tanto atenção à esta questão de mouse e teclado, porém, como passamos diversas horas operando, o conforto e ergonomia acaba sendo uma questão fundamental!

Conclusão e Dicas Finais

Se você é iniciante e possui apenas um notebook, isto não é o ideal mas não te impede de começar. Assim que for progredindo na carreira de trader, invista em um desktop e vá melhorando sua trading station aos poucos.

Afinal, não é comprando o melhor equipamento possível que você vai ser o melhor trader, não é?

Muitos se iludem com o glamour da profissão e gostam de ostentar suas salas de trading, com 12 monitores ou coisas assim…Mas o que importa é saber operar!

Não é o numero de monitores, ou a capacidade da memoria RAM do seu PC que vai por dinheiro no seu bolso.

Um bom equipamento é importante, mas foque principalmente em entender como o mercado realmente funciona e construir sua consistencia aos poucos usando seu conhecimento, vivência e gerenciamento.

Esperamos, sinceramente que este artigo tenha te ajudado,

Grande Abraço e Bons Trades!

Rafael Iasi

Rafael Iasi é o idealizador do site Day Trader Pro. Atua no mercado como day trader independente desde 2013 e é um dos pioneiros na difusão da moderna analise de fluxo de ordens no Brasil. Desde meados de 2015 vem colaborando, através de artigos, vídeos e cursos, na formação de milhares de outros day traders que acompanham o site, canal do youtube e mídias sociais da Day Trader Pro.
Fechar Menu