A Verdadeira História do Tape Reading

A Verdadeira História do Tape Reading

Você sabia que existe um grande engano sobre a origem do tape reading, que é divulgado por muitos “professores” de trading?

Neste artigo eu vou te explicar a verdadeira historia do tape reading, que poucos conhecem.

Antes, deixa eu me apresentar rapidamente.

Uma Breve Apresentação…

Sou day trader autônomo deste 2013 e idealizador do projeto educacional Day Trader Pro que começou com este site e um canal no youtube.

Acabei me tornando um especialista neste assunto e posso dizer que um dos pioneiros no Brasil à divulgar a moderna análise de fluxo de ordens para day trade.

Minha facilidade como inglês me ajudou à ter acesso à vasta literatura e conteúdos gringos de altíssima qualidade sobre trading, o que infelizmente é bem raro de encontrarmos por aqui no Brasil.

A partir deste estudo e da prática, fui me desenvolvendo como day trader autônomo e minha missão com este projeto é compartilhar, de uma forma didática e esclarecedora, tudo que venho aprendendo e aplicando no meu dia-a-dia.

Não existe um “ponto final” nos estudos sobre o mercado financeiro. O day trading exige um processo de constante adaptação, por isso é importante estarmos sempre nos atualizando.

Bem, agora que você já me conhece um pouco mais, um pouco de minha visão, vamos ao tema deste post?

Desconfie dos “Traders de YouTube”

Se você acompanha algum “trader” no youtube”, analista de corretora ou vendedor midiático de cursos de day trade, já deve ter ouvido algo assim:

” O tape reading surgiu no antigo pregão viva voz e era a técnica usada pelos scalpers nas rodas de pregão antigas para fazer a leitura dos players, através das expresssões faciais e bla,bla, bla…”

Esta informação está errada e vou te explicar porquê.

O que acontece, na realidade, é que a maioria das informações sobre tape reading divulgadas no Brasil até hoje, vem de ex-operadores de pregão que se tornaram analistas em corretoras

Quando o pregão viva voz começou à migrar para o meio eletrônico, estes operadores começaram à ter contato com esta expressão “tape reading” e se apoderaram dela, porém sem entender bem suas reais origens.

Tape Reading NÃO Surgiu no Pregão Viva Voz

Como explicado neste artigo, a leitura do mercado feita pelos tape readers acontecia nos escritórios e tinha uma dinâmica e operacional bem diferente da atuação do “corpo à corpo” que acontecia nos pits de negociação.

Se no pregão viva voz se operava “cara a cara”, então eles não liam fita, certo?

Quem lia a fita era quem estava operando nos escritórios!

Assim, o tape reading surgiu, justamente, FORA do pregão viva voz.

Para você entender melhor este ponto de vista, assista este vídeo abaixo, onde mostro bem como o tape reading funcionava, como cheguei nestas conclusões e ainda dou dicas valiosas para você que quer dominar a arte do tape reading e do day trade.

Finalizando, espero que este assunto tenha te ajudado à ir mais à fundo no conhecimento e história do mercado financeiro e de como os trading vem se desenvolvendo ao longo da história.

Tal conhecimento pode, para alguns, parecer muito teórico e sem utilidade no dia-a-dia do trader.

Porém, não ha como vencer neste mercado e atingir um estado de excelência e lucratividade como trader sem um profundo conhecimento de mercado!

Pelo menos, ter uma forte busca por entender como o mercado (e o trading) realmente funciona foi um dos pilares da minha própria evolução e quero compartilhar com vocês.

Fica a dica, busquem ir além do senso comum e sempre buscar uma solida formação para enfrentar os desafios constantes desta profissão day trader.

Grande abraço e bons trades!

Rafael Iasi

Rafael Iasi é o idealizador do site Day Trader Pro. Atua no mercado como day trader independente desde 2013 e é um dos pioneiros na difusão da moderna analise de fluxo de ordens no Brasil. Desde meados de 2015 vem colaborando, através de artigos, vídeos e cursos, na formação de milhares de outros day traders que acompanham o site, canal do youtube e mídias sociais da Day Trader Pro.
Fechar Menu